FUTEBOL VOADOR

A premiada CIA BASE estréia "Futebol Voador" novo espetáculo que une circo, teatro, dança vertical, esportes e mostra através de aparelhos aéreos montados num balão de gás hélio artistas/jogadores superando os limites da gravidade para contar a história da chegada do futebol no Brasil.

Com texto e direção de Cristiano Cimino, figurinos de Heitor Werneck, coreografias de Laíz Latenek e o ator Luiz Ramalho como Charles Miller, a CIA BASE também coloca em cena o bicampeão brasileiro de freestyle, Pedro Oliveira, que realiza dezenas de acrobacias, embaixadinhas e peripécias com uma bola ou a equilibra em várias partes do corpo, baseando-se na arte de compor sequências de manobras, unindo controle, criatividade e dificuldade utilizando o corpo todo em interação com a bola usando a moderna linguagem do futebol freestyle.

SINOPSE

O espetáculo recria de forma lúdica a viagem à Inglaterra do estudante brasileiro Charles Miller, que descobriu no final do século XIX uma prática esportiva muito comum naquele país: o futebol. Ao voltar para o Brasil, Charles trouxe em sua mala uma pequena pelota, chuteiras, camisas e um livro de regras. A partir daí, acontecem diversas cenas que remontam trechos do primeiro jogo de futebol realizado no Brasil.

O ar que encheria o balão era produzido pelo fogo ateado em gravetos especiais numa espécie de chaminé e depois de muitas peripécias, o “Granada” subiu levando pendurada a corajosa Maria Aida, que dava era o ponto de chegada.

As coreografias são feitas no solo e no espaço aéreo, culminando com o sonhado e difícil voo num balão em forma de bola de futebol, a 20 metros de altura.

No primeiro tempo, os artistas/jogadores entram trajando os uniformes da primeira partida realizada no Brasil por Charles Miller e simulam movimentos que compõem cenicamente uma partida de futebol. No segundo tempo, os jogadores já vestem uniformes mais contemporâneos com chuteiras coloridas e com movimentos mais intensos, simulações de jogadas e efeitos com a bola voadora em coreografias vigorosas e plásticas.